Foto - trânsito

O e-CNHsp - Sistema de Controle da Obtenção da Primeira Habilitação, Renovação, Adição ou Melhoria de Categoria e Reabilitação da Carteira Nacional de Habilitação, instituído pela Portaria Detran 31, de 8 de janeiro de 2010, foi desenvolvido para substituir o anterior Gefor - Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores.

Concebido de acordo com premissas previstas na legislação federal e na regulamentação do Detran.SP para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, o e-CNHsp integra todos os envolvidos no atendimento ao cidadão em um único ambiente online, reduzindo a necessidade de papéis, dinamizando a prestação dos serviços e simplificando os procedimentos.

Por meio do e-CNHsp, que é acessado via Internet, tanto os cidadãos iniciam a abertura de processos referentes à obtenção e/ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação, quanto médicos, psicólogos, Centros de Formação de Condutores e Ciretrans - Circunscrições Regionais de Trânsito dão andamento aos fluxos relativos à emissão do documento.

O e-CNHsp também permite que o cidadão brasileiro ou estrangeiro habilitado no exterior inicie o processo de registro da Carteira de Habilitação Estrangeira.

Inovação

Do ponto de vista tecnológico, o e-CNHsp traz uma série de inovações, como a transmissão de dados online e em tempo real e a identificação dos responsáveis pelo envio de informações ao banco de dados do Detran.SP por intermédio de Certificação Digital (e-CPF) e reconhecimento biométrico de impressões digitais.

Por trazer várias mudanças em comparação ao Gefor, foram disponibilizados aos usuários do e-CNHsp manuais eletrônicos, que podem ser acessados no menu Manuais na área de credenciados. Escolha o seu perfil - médico, psicólogo ou CFC - e verifique como usar o e-CNHsp.

Para o cidadão, na página inicial há links para agendamento de serviços como: obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, renovação, mudança/adição de categoria, entre outros.

VOLTAR

Foto ilustrando transmissão de dados em uma cidade